Mercado de Trabalho e Carreira Plus Size

13523881_1345553702127208_214893583_o

Falar de crise e desemprego hoje em dia não é novidade, contudo a crise hoje não afeta apenas uma pequena parcela da população, mas simplesmente a todos, ricos e pobres.

E vamos além desse exemplo, além da questão do nível social, o padrão de corpo também é levado em consideração e infelizmente quem leva a pior nessa história são os chamados gordinhos e gordinhas como era falado anteriormente e que de uns tempos para cá o termo Plus Size  ganhou relevante participação na boca de muitos que antes usavam palavras grosseiras para se referirem a esse público.

Mas hoje é dia de falarmos de carreira para esse público Plus Size.

Em uma pesquisa rápida pela internet sobre o tema Carreira Plus Size encontramos apenas oportunidades de modelagem, mas carreira profissional não é só isso.  Muitos desses hoje considerados Plus Size há muitos anos trabalham arduamente em suas atividades afim de conseguir o sucesso profissional que todos, eu digo TODOS almejam.

Agora quando direciono carreira para gordinhos, chega a ser chocante os noticiários devido às dificuldades deste grupo em se inserir no mercado de trabalho por causa do preconceito de selecionadores. Na verdade não somente dos selecionadores, pois eles seguem regras como qualquer outro funcionário, mas das empresas.

Não existe uma regra dentro das empresas que diz que é proibido contratar gordos, contudo segundo a Psicóloga Julia Gimenez, experiente em Recrutamento e Seleção, afirma que “nós selecionadores temos que avaliar e gerar critérios de eliminação. Pensamos em sua saúde ou na ausência do posto de trabalho necessária para cuidar de sua saúde e as dificuldades como esforço físico ou até mesmo manusear algumas ferramentas, ou de ficar em pé por horas, subir e descer escadas, porque a sociedade relaciona obesidade com preguiça, doença e outros, mas quem criou isso? Ah a cultura? Mas quem criou a cultura?”.

Todos falam de cultura, mas quem faz a cultura somos nós e somos nós que levamos estes valores para dentro das organizações.

Vou ser sincera quanto à uma única área onde um corpo mais magro possa ser um diferencial, a área de vendas onde dependendo do público se for de homens vai precisar de um determinado biotipo.

Acrescentando mais um tema relevante à discussão de carreira profissional, podemos pensar no homem que ocupa além de bons cargos, salários mais altos no mercado de trabalho atual, e se no decorrer de sua carreira, seu peso subir, como este será visto? Como será sua ascensão profissional?

Gostaria de lembrar que é importante cuidar da saúde sim, você não deve pegar o termo Plus Size para justificar seu estado de saúde e não procurar melhorar. Já vi pessoas bem magras com mais colesterol que um de manequim acima do 48 por exemplo.

Mas isso fica sendo assunto para uma outra pauta.

Seu sucesso depende somente do seu esforço, desta forma reflita sobre o que é sucesso para você nesse momento profissional e em cima disso dê seu melhor.

Quando você começar a olhar para si mesmo e se amar, vai passar uma confiança tão incrível para quem estiver te entrevistando que não vai acreditar no poder que você tem.

Mesmo que a concorrência de uma vaga esteja entre você e uma pessoa em dia com o peso, esteja certo de que contra fatos não há argumentos.

E aí qual fato você coloca em evidência num momento de carreira? Seu peso ou seu potencial?

 

Julia Gimenez, Psicóloga (CRP 06/118355), Pós graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Mackenzie, com experiência em recrutamento e seleção, avaliação e desenvolvimento de pessoas.

Patricia Fahmy, Economista formada pelo Mackenzie, com MBA Executivo de Crédito Moody´s Analytics. Experiência voltada em análise financeira de empresas de grande porte e atuação na gestão de pessoas.

2 comentários sobre “Mercado de Trabalho e Carreira Plus Size

Deixe um comentário